Search
sábado 20 janeiro 2018
  • :
  • :

Ushuaia: Casa Beban

Casa Beban restaurada.

Ushuaia: Casa Beban

A Casa Beban é um dos principais patrimônios históricos e culturais de Ushuaia. A casa foi construída em 1911 pelo sueco e comerciante marítimo, Fortunato Beban.

Na época era a mais suntuosa construção da cidade onde recepções e celebrações memoráveis eram ofertadas pela família Beban. Sua arquitetura típica sempre foi motivo de orgulho de seus moradores que juntos apostaram no desenvolvimento da região da Terra do Fogo. Anos mais tarde, os herdeiros arrendaram a casa para a que seria a primeira clínica médica privada de Ushuaia. Nos anos de 1970, a Casa Beban transformou-se no Hotel Las Goletas, em homenagem a frota de navios de Fortunato.

Restauração

Após a antiga residência abrigar vários comércios e com isso perecer pelo uso e má conservação da edificação, o município tomou a frente na restauração deste patrimônio e na mudança de sua localização, sendo transportada desconstruída, peça por peça, para o espaço verde costeiro denominado Paseo de las Rosas, conferindo-lhe maior destaque na paisagem urbanística.

A transferência da Casa Beban foi um trabalho complicado devido à falta de documentação original da planta do imóvel construído com madeiras e chapas de zinco presas por clavas.

Técnicos, engenheiros e restauradores empreenderam um trabalho inusitado e complexo em prol à memória de Ushuaia.  A restauração dos componentes históricos que restaram foi complementada com instalações mais modernas como sistema de calefação, energia elétrica e sistema inteligente de segurança contra incêndios.

Em outubro de 1994, foi inaugurada como parte dos festejos do aniversário da fundação da cidade.  Hoje, faz parte do roteiro turístico da cidade. Recebe inúmeros turistas por abrigar um museu que tanto por fora como por dentro, retrata a vida de uma das famílias pioneiras da região: os Beban.

Um destino inesquecível, assim como foi inesquecível para os primeiros homens que avistaram esta região, para muitos, denominada como a Terra do Fim do Mundo.

Onde: Avenida Maipu y Pluschow, s/n° – Ushuaia.

Para saber mais sobre Ushuaia

 

Comments

comments




Deixe uma resposta