Cachoeiras de Ilhabela: águas que vertem…

São mais de trezentas cachoeiras de Ilhabela!  Elas estão espalhadas pelos quatro cantos da ilha e é impossível não se encantar com a obra que a natureza deu de presente ao local.

Cachoeira dos Três Tombos. Foto: Tatyana Andrade
Cachoeira dos Três Tombos. Foto: Tatyana Andrade

Cachoeira dos Três Tombos

Como o nome já diz, essa cachoeira possui três patamares e está localizada na praia da Feiticeira. É muito procurada por banhistas, pois é ótima para se refrescar em meio à mata.

Cachoeira do Veloso

Fica na praia do mesmo nome. Com 60 metros de altura de queda, são 25 minutos de caminhadas no meio da Mata Atlântica com trilha, na maioria dos trechos, estreita. Cuidado especial com a vegetação, pois encontramos urtigas. Própria para banho com piscina natural, não oferece perigo aos banhistas. Sua estrutura causa impacto pelo deslumbre da visão majestosa da queda. No caminho, encontramos animais como a cobra preta, não peçonhenta, a cobra caninana, preta da cabeça amarela com mais de 2 metros, mansa que dá até para pegá-la e também o cachorro lobinho, vira lata, que acompanha os visitantes pela trilha.

 Cachoeira do Gato

O acesso é feito através de trilha de meia hora a partir da praia de Castelhanos. É considerada a maior cachoeira de Ilhabela com aproximadamente 80m de altura.

Cachoeira da Laje

Localiza-se na trilha que une a Ponta do Sepituba à Praia do Bonete, com pelo menos 30Km de caminhada. O visitante pode encontrar 30m de escorregador natural e vários poços. Seguindo o “caminho das águas”, é possível chegar ao ponto onde o rio deságua no mar.

Cachoeira da Água Branca

Suas águas antigamente moviam a turbina da usina que fornecia energia para Ilhabela. Situa-se próxima à balsa e possui mais de 60m de queda.

Cachoeira da Toca

Localiza-se a 5Km da balsa a caminho de Castelhanos, no interior de uma fazenda também denominada Toca. Abriga uma gruta ao lado da queda d’água, de onde sai um rio. Possui três metros de altura e um escorregador natural de 50 metros de extensão.

Para saber mais sobre meio ambiente, cultura e história de Ilhabela, clique aqui

 

Cachoeira do Gato. Foto: Robert Werner
Cachoeira do Gato. Foto: Robert Werner
Cachoeira da Laje. Foto: Tatyana Andrade
Cachoeira da Laje. Foto: Tatyana Andrade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cachoeira da Toca. Foto: Tatyana Andrade

Cachoeira da Toca. Foto: Tatyana Andrade