Bosques de Campinas

Bosques de Campinas-meio-ambiente-bosque-dos-guarantas-bx

Bosque dos Guarantãs

Um dos maiores bosques da cidade com uma área de 87.016 m², possui lago com queda d’água e os demais aparelhos de lazer como churrasqueira e área destinada a piquenique

Onde: Rua Vera Cruz, s/n. – Jardim Nova Europa

Bosque Augusto Ruschi

Com 26 mil m², esse bosque é um recanto para o lazer de um dia inteiro, pois possui playgrounds, queda d’água natural, lagoa com patos, pista de circulação de pedestres, sanitários, minizoológico, equipamentos para ginástica e área para piquenique. Sua flora é rica, com várias espécies, como ipê-roxo, jequitibá, acácia e sibipiruna.

Onde: Rua Carlos Roberto Gallo

Bosque dos Alemães

A San Paulo Land Company Limited doou, em 1928, a área 20.580 m² desse bosque quando começava a ser formado o bairro Jardim Guanabara. Na década de 1970, o bosque foi reestruturado e cercado para sua preservação. Foi aparelhado com equipamentos de lazer e passarelas para observação da mata que possui exemplares nativos de guaporuvu, pau-de-óleo e jequitibá, entre outros.

Onde: Praça João Lech Jr., ou nas quatro entradas nas ruas Albano de Almeida Lima, Barros Monteiro, R. Rocha Camargo e João José Tangerino

Bosque dos Italianos

Do loteamento do bairro Jardim Chapadão, em 1927, surgiu um espaço de 14.411 m² que seria destinado à formação de um parque, porém só em 1960 o espaço foi chamado de parque com o nome de “Parque I” e abrigava o Recanto Infantil I, fechado em 1977. Então, o município reurbanizou o espaço nos moldes do Bosque Alemão, com espaço para o lazer, uma biblioteca e a preservação da mata nativa com sistema de drenagem. Desde então, foi denominado “Bosque dos Italianos”.

Onde: Praça Samuel Wainer ou Rua Dr. Miguel Penteado, s/n. – Jardim Guanabara

Bosque dos Cambarás

São 58.300 m² de mata nativa, remanescente de terreno arenoso. Para compor a paisagem e também a condição do solo, foram plantadas árvores do cerrado como o cambará. Também é aparelhado com parque infantil, quadras poliesportivas, campos de futebol e pista de corrida.

Onde: Rua 15/Rua 23/Rua 13 – DIC V

Bosque Chico Mendes

Recebeu o nome em homenagem a Chico Mendes e foi inaugurado em 1995. Com 34 mil m² possui, além de aparelhamento para os visitantes, canteiros de flores ornamentais e árvores como o jatobá.

Onde: Rua Moscou – Pq. São Quirino

Bosque Yitzhak Rabin

São 65 mil m² em meio à vegetação com espaços para a prática de esportes, jogos de tabuleiro e futebol. Lago com queda d’água.

Onde: Rua Prof. Ary Monteiro Galvão e Rua José Strazzacappa – Jardim Madalena

Bosque Valença

Propício ao lazer e à prática esportiva, conta também com um campo de futebol com arquibancada.

Onde: Rua Olindo Gardelin, Rua 15, Rua 16 – Parque Valença

Bosque São José

Desde 1972, este bosque com 33.600 m² proporciona aos moradores atrativos de lazer em meio a mata nativa.

Onde: Rua Capistrano de Abreu, s/n. – Vila Lemos

Bosques de Campinas
fotos Márcio Masulino

Bosque dos Artistas

Uma curiosidade sobre esse local está na sua denominação: “Bosque dos Artistas”. O local recebeu esse nome porque muitos artistas que passavam por aqui plantavam árvores e marcavam suas mãos em cimento. Sua área é de 7.773 m². Muito emblemático e romântico.

Onde: Av. Augusto Figueiredo, s/n

 

 

Veja também o post sobre o Bosque dos Jequitibás

Para saber mais sobre Campinas, clique aqui